SUBSECRETARIA DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO (SUBTQ)

• SUBSECRETARIA DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO (SUBTQ)
Publicado em 13/10/2022 - 16:51  |  Atualizado em 30/10/2023 - 16:17

MISSÃO

Propor e executar ações para captação de vagas de emprego no município do Rio, promover a divulgação dos postos de trabalho por meio das redes sociais da SMTE e dos principais veículos de comunicação, e ainda, realizar a intermediação entre empregado e empregador.

Em consonância com a Coordenadoria de Qualificação, nossos serviços também visam apoiar o trabalhador na capacitação e orientação profissional facilitando sua inserção no mercado formal, assim como dos profissionais com deficiência (PCD’s) e daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

PRINCIPAIS FUNÇÕES:

·   Assessorar o Titular da Pasta na direção, coordenação e gestão estratégica do órgão;

·   Participar da formulação das políticas e diretrizes da Secretaria, em articulação com os demais órgãos;

·   Definir a política pública de Trabalho e Renda;

·   Desenvolver programas geradores de oportunidades de trabalho e geração de renda;

·   Programar, no âmbito do Poder Executivo Municipal, o Sistema Público de Empregabilidade, empreendedorismo e novos negócios;

·   Estabelecer diretrizes para a educação, formação e requalificação profissional dos trabalhadores da cidade do Rio de Janeiro;

·   Buscar parcerias com instituições públicas e/ou privadas.

A Subsecretaria de Trabalho e Qualificação, desenvolve suas atividades no que concerne as ações em capacitação e qualificação profissional, assim como a integração das ações em aprendizagem profissional e intermediação de mão-de-obra voltado para os jovens e adolescentes cariocas atendidos e certificados em seus projetos, através principalmente da mobilização, sensibilização, encaminhamento e inserção deste público para vagas em cursos de capacitação e qualificação profissional, aprendizagem profissional e estágio.

Para atender as necessidades de formação profissional, nas modalidades de execução presencial ou à distância, destinadas ao público em tela, são adotadas e executadas as seguintes linhas de ação:

•     Firmar parcerias por meio de cooperação de técnica, com instituições de formação profissional, sejam públicas ou privadas, para a obtenção de vagas em cursos formação inicial e continuada e/ou em cursos de capacitação e ou inserção no mundo do trabalho, seja por meio do trabalho formal ou em atividades empreendedoras.

•     Planejar e executar ações em capacitação profissional voltada para preparação para o mercado de trabalho, objetivando a inserção e reinserção dos trabalhadores cariocas e jovens trabalhadores, por meio da oferta de cursos de preparação para inserção no mundo do trabalho.

Público-Alvo: Moradores da Cidade do Rio de janeiro, com idade a partir de 14 anos e que estejam cursando ou concluído o ensino fundamental ou médio. Priorizamos o atendimento aos mais vulneráveis.

FRENTES DE AÇÃO:

• Projeto Resgate
  • Forma Rio
  • Forma Rio Escola
  • Forma Rio Mulher
  • Forma Rio 60+
  • Forma Rio Diversidade
  • Projeto Novos Rumos
  • Rio Jovem Trabalhador

PARCERIAS:

• Geração Crescer
  • Calceteiros
  • Projeto Bora
  • SENAI
  • Ideias de Futuro

CLIQUE  PARA CONHECER AS COORDENADORIAS QUE COMPÕEM A SUBTQ:

COORDENADORIA DE EMPREGO E GERAÇÃO
        DE RENDA

COORDENADORIA DE EMPREENDEDORISMO E
        QUALIFICAÇÃO

COORDENADORIA DE NOVOS NEGÓCIOS

COORDENADORIA DE RESTAURANTES POPULARES

SUBSECRETÁRIO:

Nome: Luiz Carlos Serafim

Carioca, com especialização em Gestão no Poder Legislativo pela ELERJ, aperfeiçoamento em Gestão de Segurança Pública pelo convênio UERJ-ISP-NUSEG e graduação em História/Licenciatura Plena pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Além de sua formação acadêmica, sua expertise junto aos movimentos sociais é o requisito ímpar para a gestão na atividade-fim da Secretaria, que lida com políticas públicas voltadas para o mundo do trabalho.
Nascido em 12 de outubro de 1974, está no Serviço Público desde 1993.

CLIQUE PARA RETORNAR

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E RENDA

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, anexo, 9º andar, sala 908
    Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110.

TELEFONE:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO (OUVIDORIA):
    9h às 17h (segunda a sexta)

GABINETE SMTE
    (e-mail institucional)
    smterio.gabinete@gmail.com

(e-mail exclusivo para a imprensa)
    imprensa.smte@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio