Mais de 10 mil pessoas lotaram o Parque Madureira no Festival do Trabalhador

• Mais de 10 mil pessoas lotaram o Parque Madureira no Festival do Trabalhador
Publicado em 08/05/2023 - 16:38  |  Atualizado em 15/04/2024 - 17:19
Mais de 10 mil pessoas lotaram o Parque Madureira Mestre Monarco durante o Festival do Trabalhador, organizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), em parceria com as Centrais Sindicais e diversos outros parceiros. Os shows de Diogo Nogueira e Moça Prosa foram os pontos altos do evento que teve como tema neste ano “emprego, renda, direitos, democracia e por mais empregos verdes” assim como mais de mil cadastros no banco de empregos da SMTE, mais de 500 inscrições para cursos, entre os das secretarias da Mulher e os de Trabalho e Renda.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de dois mil atendimentos, entre vacinação e distribuição de preservativos. O esquema especial de limpeza da Comlurb para o evento contou com dez garis. Foram instalados 12 caixas metálicas de 1200 litros e 15 contêineres para o público fazer o descarte correto dos resíduos. A área será lavada amanhã com um carro pipa e água de reuso.
Cadastro para vagas de emprego, jovem aprendiz, estágios e inscrições em cursos de qualificação foram realizados.
Durante o evento houve ainda cadastro único para programas sociais, feira cultural e de artesanatos, distribuição de mudas, ato ecumênico, homenagens a trabalhadores, serviços do INSS e do Ministério da Previdência Social e corrida de entregadores com bicicleta de carga. “O evento superou nossas expectativas. A Prefeitura do Rio celebrou hoje as lutas históricas dos trabalhadores olhando para os desafios do presente e do futuro. Fizemos pela primeira vez um 1º de maio por mais empregos verdes. Esta foi a principal mensagem que passamos. Queremos transformar o Rio na capital nacional dos empregos verdes. A cidade tem um potencial gigantesco para liderar esta bandeira”, pontuou o secretário Everton Gomes, comemorando o maior Dia do Trabalhador dos últimos 10 anos.
Shows marcaram o Dia do Trabalhador no Parque Madureira.
  • “Uma celebração como essa é importante e simbólica para o trabalhador da Zona Norte. É da nossa região que sai grande parte da força de trabalho que desenvolve o Rio de Janeiro. O Parque Madureira foi o cenário perfeito para exaltá-lo no seu dia. E eu me incluo nisso, afinal nada supera o trabalho.  Estou na ativa desde os 17 anos seguindo a tradição de 50 anos da minha família e sua indústria no bairro de Cavalcante”, afirmou o Subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

• “Foi uma data marcante para os trabalhadores e as trabalhadoras cariocas. O Parque Madureira recebeu um público imenso para muita diversão. A parceria com a Prefeitura do Rio garantiu o atendimento de banco de emprego, cursos de qualificação, retirada de documentos e até posto de vacinação. A unidade das centrais sindicais foi muito importante para consagrar essa data especial. Vamos juntos avançar mais em prol dos trabalhadores”, declarou Ana Paula Brito, diretora  da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RJ).

O ministro da Previdência Carlos Lupi e os secretários municipais Tatiana Roque, de Ciência e Tecnologia, Patrick Corrêa, de Habitação, Tainá de Paula, de Meio Ambiente, Deputada Estadual Martha Rocha e Erika Takimoto, Deputada Federal Jandira Feghali, os deputados federais Reimont e Daniel Sorans, Vereador William Siri, presidente da Comissão Permanente de Trabalho e Emprego da Câmara Municipal do Rio e Vereador Luciano Medeiros e Glauco Wamburg, Presidente do INSS prestigiaram o evento, entre outros.
Vereador Luciano Medeiros – Everton Gomes, Secretário de Trabalho e Renda – Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social – Deputada Estadual Martha Rocha – Glauco Wamburg, Presidente do INSS.
Renan Uccelli, Presidente da Fundação Planetário – Tatiana Roque, Secretária de Ciência e Tecnologia – Tainá de Paula , Secretaria de Meio Ambiente – Everton Gomes, Secretário de Trabalho e Renda – entrega de certificados para servidores públicos das mais diversas áreas em homenagem ao Dia do Trabalhador.
O Festival do Trabalhador contou também com serviços de várias secretarias municipais como Juventude, Ciência e Tecnologia, Cidadania com PROCON Carioca e Assistência Social além do Planetário, subprefeitura da zona norte, administração do Parque de Madureira Mestre Monarco, Rioluz, Guarda Municipal, Comlurb e outros parceiros como Apae RJ, Rede Incluir, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fundação Mudes e Instituto Besouro.
Cidadãos puderam se vacinar no local.

O Procon Carioca foi uma das várias instituições presentes no evento.

CLIQUE NO VIDEO