Escoteiras comemoram Dia Internacional da Mulher no Planetário do Rio

• Escoteiras comemoram Dia Internacional da Mulher no Planetário do Rio
Publicado em 11/03/2024 - 13:30  |  Atualizado em 11/03/2024 - 16:45
Astrônoma e escritora ajudam jovens a descobrir os encantos do universo
x
No Dia Internacional da Mulher, o Planetário do Rio recebeu uma trupe que é fã das estrelas. Representantes de sete grupos de escoteiros do Rio e um de Guapimirim foram conferir de perto as atrações programadas pela Nave da Ciência e da Diversão para essa sexta-feira especial. Escoteira desde os 12 anos, Nina Hartz, de 19, se encantou com as palestras da astrônoma Flavia Pedrosa, a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Planetário do Rio, e a escritora Sônia Rosa, autora de mais de 50 obras infanto-juvenis publicadas e finalista do Prêmio Jabuti em 2020 e 2021.
Escoteiras conheceram as experiências da Nave Escola do Planetário do Rio
x
xxxxx“Se você faz com que mais pessoas venham a um ambiente como esse, que tem experimentos e coisas que te deixam impressionados com a Ciência, isso vai fazer com que mais pessoas tenham esse mesmo interesse que eu tenho”, afirma Nina Hartz, que se apaixonou pelo escotismo após sua primeira atividade, realizada justamente no Planetário do Rio, na Gávea.
x
O Planetário do Rio, o maior da América Latina, abriu suas portas no Dia Internacional da Mulher com entrada franca para as mulheres. Sônia Rosa, professora aposentada da rede municipal e que viveu a infância no Parque Proletário da Gávea, antiga favela localizada onde hoje é o Planetário do Rio, enalteceu a bravura das mulheres. E relatou a sua história de superação: de moradora de uma comunidade removida à escritora renomada, reconhecendo que hoje, passados mais de 60 anos, sua vida é bem diferente. “Essa é a marca das mulheres, a luta. Com a luta é que a gente consegue”, garantiu Sônia à plateia.
x
Sônia Rosa: “a marca das mulheres é a luta”
x
Flavia Pedrosa, que representou o Planetário do Rio ao lado da estudante de Astronomia Ana Clara da Rocha, estagiária da instituição, lembrou que quando ingressou na graduação, nos anos 90, foi uma das poucas mulheres a concluírem o curso. “Hoje, nas faculdades de Astronomia, há um crescente número de alunas, já é quase meio a meio”, elogiou. Ela incentivou as mães a continuarem levando suas filhas para o Planetário, para despertar nelas o interesse pela Ciência. Antes do debate, a astrônoma ofereceu aos 120 espectadores uma sessão especial de cúpula, com o tema “O Céu do Rio de Janeiro”.
x
Astrônoma Flavia Pedrosa (esq) é a primeira mulher a exercer a função no Planetário do Rio Fotos: Roberto Moreyra/SMTE

x
Ao fim da programação, houve distribuição de brindes, com sorteios de cortesias do Planetário e ingressos para peças teatrais no Teatro Domingos Oliveira, localizado no complexo da instituição. O Planetário do Rio fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. Os ingressos para visitar o Museu do Universo e assistir a uma sessão de cúpula custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E RENDA

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, anexo, 9º andar, sala 908
    Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110.

TELEFONE:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO (OUVIDORIA):
    9h às 17h (segunda a sexta)

GABINETE SMTE
    (e-mail institucional)
    smterio.gabinete@gmail.com

(e-mail exclusivo para a imprensa)
    imprensa.smte@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio