Festival do Trabalhador agita Parque Madureira no 1º de Maio

• Festival do Trabalhador agita Parque Madureira no 1º de Maio
Publicado em 29/04/2024 - 17:26  |  Atualizado em 29/04/2024 - 17:37

Além de shows do Fundo de Quintal e Clareou, serão oferecidos cursos, encaminhamentos a vagas de emprego, serviços do INSS e até de beleza

x

Os trabalhadores do Rio têm um encontro marcado na próxima quarta-feira na “Capital do Samba”. Às 9h, o Parque Madureira Mestre Monarco abre suas portas para o Festival do Trabalhador – uma grande festa com direito a shows, corrida de bicicletas, oficinas, inscrições em cursos profissionalizantes, inclusive do Senac, encaminhamento a vagas de emprego em empresas parceiras e muitos outros serviços e atrações patrocinados pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE).
x
xDas 10h às 22h, uma programação gratuita recheada de atrações musicais vai movimentar o parque, com destaque para o show do Fundo de Quintal, que trará os sucessos de mais de quatro décadas do conjunto ao festival, a partir das 18h. Mais tarde, às 20h, será a vez do grupo de pagode Clareou embalar o público com “Marra de durão’’, “A carne é fraca’’, entre outros hits. E, às 21h20, a bateria do Império Serrano, sob a regência do mestre Vitinho, sobe ao palco do Parque Madureira Mestre Monarco para fechar, com sua majestosa sinfonia, o Festival do Trabalhador.
x
Além dos shows, o Festival do Trabalhador, com o apoio de sindicatos e das centrais sindicais, irá aproximar quem quer entrar ou retornar ao mercado de trabalho de centenas de empresas parceiras dispostas a contratar novos profissionais. A equipe do Trabalha Rio, programa de geração de empregos da secretaria, estará a postos para atender quem quiser cadastrar seu currículo no banco de oportunidades da SMTE. Vale ressaltar que o atendimento será condicionado à distribuição de senha, que ocorrerá no próprio parque, a partir de 9h, e se estenderá de acordo com a procura e a capacidade de atendimento. No festival do ano passado, 733 profissionais foram encaminhados ao mercado de trabalho graças ao programa Trabalha Rio.
x
No Festival do Trabalhador, será possível cadastrar currículos e se candidatar a cursos profissionalizantes
x

xxxxx “O objetivo do Festival do Trabalhador é oferecer oportunidades a quem mais precisa. Com ações de geração de empregos, capacitação e aperfeiçoamento de trabalhadores e de micro e pequenos empreendedores, queremos não apenas um 1º de Maio feliz, com música e celebração da classe trabalhadora, mas um dia seguinte repleto de otimismo no futuro, com carteira assinada e muita esperança”, ressalta Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio.
c
x
O secretário Everton Gomes no festival do ano passado: “Queremos oferecer agora em 2024 oportunidades de trabalho a quem mais precisa” Fotos: Lorena Zschaber/SMTE
x
Além da SMTE, outras secretarias e órgãos municipais, estaduais e federais levarão serviços que poderão ser acessados pelos trabalhadores e seus parentes no Parque Madureira Mestre Monarco. Lá também o INSS estará de plantão desde cedo para orientar quem planeja se aposentar, tirar dúvidas sobre regras de concessão de benefícios, emitir documentos ou simplesmente fazer acertos no cadastro do instituto. E mais: a OAB-RJ irá tirar dúvidas jurídicas dos trabalhadores.
x
No cardápio da festa de quarta-feira, organizada pela empresa eukDel, também estão inscrições para cursos de capacitação e qualificação profissional do Rio+Cursos, tanto para aulas presenciais quanto à distância em instituições como a Fundação Roberto Marinho (com o projeto Co.liga), Senai, Secovi e o Instituto Proa, além de inscrições em cursos próprios da Secretaria de Trabalho e Renda do Rio.
x
E, para quem quiser dar um trato no visual, haverá manicures e outros profissionais de beleza em uma das tendas espalhadas pelo parque. E importante: a inscrição para participar da corrida de bicicleta começa às 10h. Não é preciso levar sua bicicleta e haverá prêmios para os três primeiros colocados na disputa.
x
xEm 2023, o Festival do Trabalhador realizou mais de quatro mil atendimentos, levando oportunidades e cidadania para os cariocas, além da programação cultural para o trabalhador celebrar o seu dia. Agora, haverá o acréscimo dos novos programas criados pela SMTE. O Empreenda.Rio, programa de apoio ao micro e pequeno empresário da secretaria, também estará presente no Parque Madureira Mestre Monarco. Ao lado de parceiros como o Sebrae, ele levará serviços de orientação aos microempreendedores individuais e capacitações voltadas para este público. Barracas de exposição no Corredor Cultural do Festival do Trabalhador também divulgarão a produção de artesãos atendidos pelo programa.
FESTIVAL DO TRABALHADOR
Dia: 1º de Maio
Hora: 9h às 22h
Local: Parque Madureira Mestre Monarco: Rua Soares Caldeira, 115, Madureira

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E RENDA

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, anexo, 9º andar, sala 908
    Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110.

TELEFONE:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO (OUVIDORIA):
    9h às 17h (segunda a sexta)

GABINETE SMTE
    (e-mail institucional)
    smterio.gabinete@gmail.com

(e-mail exclusivo para a imprensa)
    imprensa.smte@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio