Liga Jovem lança “Desafio Sobe o Morro” em comunidades do Rio de Janeiro

• Liga Jovem lança “Desafio Sobe o Morro” em comunidades do Rio de Janeiro
Publicado em 31/10/2022 - 14:19  |  Atualizado em 31/10/2022 - 15:00

O Desafio Liga Jovem, maior competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia na escola, amplia escopo e atividades para levar a oportunidade às comunidades do país. A iniciativa do Sebrae, que conta com a parceria com o Instituto Ideias de Futuro, realizará o “Desafio Sobe o Morro”, uma agenda de oficinas específicas gratuitas sobre o programa no Rio de Janeiro, de 7 a 11 de novembro.

O desafio é voltado para alunos de todo o país, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, sem limite de idade. Cada equipe pode ter de dois a cinco jovens e um orientador. Para ser um orientador, não é necessário ser um professor. O tutor responsável deve ser maior de 18 anos e engajado com o desenvolvimento dos estudantes. Conduzido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, o “Desafio Sobe o Morro” já tem agenda em seis comunidades, que receberão as oficinas de formação e informações detalhadas sobre como participar da competição. Instrutores do Sebrae, do Instituto Ideias de Futuro e da secretaria municipal de Renda participarão dos eventos.

Professores, coordenadores, diretores, líderes comunitários e demais interessados em receber uma Oficina do “Desafio Liga Jovem” para divulgação da iniciativa entre os jovens de suas comunidades podem fazer a solicitação clicando aqui: http://bit.ly/soliciteaoficinadesafioligajovem. “Queremos que todos os jovens talentosos e potentes do país tenham conhecimento sobre essa oportunidade e possam se inscrever. Muita gente deixa de participar de iniciativas como essa pela falta de acesso às informações. Acreditamos que essa ação vai promover essa mudança”, afirma o presidente do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional, ressalta o papel de protagonismo dos estudantes dentro do Desafio Liga Jovem. “O objetivo é promover o desenvolvimento de competências empreendedoras desses jovens, estimulando o protagonismo, como agentes de mudanças em sua realidade, não apenas como usuários de tecnologia, mas também como criadores de soluções para os desafios da sociedade”, afirma Quick. O secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Alexandre Arraes, diz que é visível, nas ações sociais nas comunidades e nas capacitações para empregabilidade, o desejo dos jovens por empreender e ter seus próprios negócios. “Neste sentido, assinamos um acordo de cooperação técnica com a Invest Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura, para a criação de uma linha de microcrédito produtivo orientado. O objetivo é ajudar o carioca que tenha o perfil empreendedor a gerar trabalho e renda”.

Organizações não governamentais (ONGs), coletivos, movimentos sociais, associações comunitárias, entre outros interessados, poderão receber as oficinas gratuitas onde serão detalhadas as informações do Desafio Liga Jovem. A ideia é mostrar como os jovens podem participar da competição. Duas premiações chamam atenção dentro da competição Desafio Liga Jovem: até 500 participantes (mais 100 tutores) irão para São Paulo apresentar seus projetos, com todas as despesas pagas. E os seis grupos vencedores ganharão uma viagem internacional, no ano que vem, a um centro de inovação.

• Para se inscrever gratuitamente na competição, acesse o endereço eletrônico: http://www.institutoidf.org/desafioligajovem/. As inscrições vão até o dia 25 de novembro.
• Para solicitar uma Oficina do “Desafio Liga Jovem” para divulgação da iniciativa entre os jovens da sua comunidade, acesse aqui: http://bit.ly/soliciteaoficinadesafioligajovem.

Desafio começa com “Virada Empreendedora”

A primeira etapa do Desafio Liga Jovem será realizada de 25 a 27 de novembro na Virada Empreendedora, que será um evento on-line. Durante três dias, os grupos vão participar de palestras, oficinas e mentorias para ajudar no desenvolvimento da solução para o problema que a própria equipe indicou no ato da inscrição.

Essa formação vai apoiar os participantes na solução do problema da escola ou da comunidade em que eles estão inseridos. Para isso, devem ser usadas ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.

Entre os dias 28 de novembro a 08 de dezembro serão realizadas sessões de mentorias on-line para tirar dúvidas e passar dicas sobre o desenvolvimento do projeto e do vídeo-pitch, que deverá ser entregue na plataforma do programa até 09 de dezembro.

Em janeiro de 2023, serão anunciados os 600 semifinalistas (500 estudantes e 100 professores) ou 100 grupos para apresentar seus projetos presencialmente, na grande final, incluindo uma missão com visitas coordenadas aos principais centros de inovação de São Paulo, em março de 2023.

Ao final, as seis equipes que obtiverem a melhor pontuação, juntamente com o professor/responsável, serão declaradas vencedoras da competição e vão receber uma viagem internacional para um centro de inovação, com duração de até 10 dias e com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.