Prefeitura do Rio debate inclusão no mercado de trabalho

• Prefeitura do Rio debate inclusão no mercado de trabalho
Publicado em 20/03/2024 - 16:56  |  Atualizado em 20/03/2024 - 17:06

Secretaria Municipal de Trabalho e Renda dará na quinta-feira certificados a empresas comprometidas com a diversidade

Em pauta, a inclusão e a diversidade. O auditório principal da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, abre suas portas nesta quinta-feira (21/03) para o  Fórum Caminhos para Inclusão — Estratégias Inovadoras em RH. Promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), o encontro tem como objetivo incentivar o diálogo entre gestores de recursos humanos e áreas afins de empresas públicas e privadas sobre a necessidade de ampliação de um ambiente diverso e inclusivo nas corporações.
xDas 9h às 13h, durante os debates, também serão apresentados exemplos de políticas de geração de empregos para segmentos historicamente negligenciados, como as pessoas com deficiência, os trabalhadores com mais de 50 anos e as populações negra e LGBTQIA+. E mais: a SMTE vai apresentar o Selo Abdias do Nascimento, entregue no ano passado a 35 empresas que têm compromisso com a promoção de oportunidades de trabalho e capacitação profissional de populações excluídas. A proposta é certificar com o selo boas práticas empresariais apresentadas ao longo das mesas temáticas do evento.
Em novembro, SMTE entregou 35 selos Abdias do Nascimento a empresas e instituições compromissadas com a inclusão
– O Selo Abdias do Nascimento tem caráter plural, ao valorizar empresas que contratam e qualificam com foco na diversidade, seja étnica, racial, religiosa e etária, e que ainda respeitam a equidade de gênero e valorizam os profissionais PCDs e do segmento LGBTQIA+. Queremos quebrar as barreiras e as formas históricas de discriminação que ainda persistem em setores do mercado de trabalho – explica Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio.
O Club de Regatas Vasco da Gama, pelo compromisso histórico com a inclusão das minorias, foi um dos premiados com o Selo Abdias do Nascimento Fotos: Roberto Moreyra/SMTE
Entre as presenças confirmadas no fórum estão a subsecretária municipal da Pessoa com Deficiência, Flavia Cortinovis, que vai participar de painel que abordará a inclusão de PCDs, das pessoas com mais de 50 anos e dos jovens aprendizes. Noemi Batista, da Fundação João Goulart, e Liliane Furtado, professora da Coppead-UFRJ, também falarão sobre a importância da diversidade no mercado de trabalho.

SERVIÇO:

Fórum Caminhos para Inclusão — Estratégias Inovadoras em RH

Data: quinta, 21/03

Horário: 9h às 13h

Local: Auditório principal da Prefeitura do Rio. Centro Administrativo São Sebastião – Rua Afonso Cavalcanti 455, subsolo, Cidade Nova