Prefeitura do Rio inaugura segunda cozinha do Complexo da Maré

Publicado em 26/06/2024 - 16:28  |  Atualizado em 27/06/2024 - 17:35
Nataly, Isabel e Lívia estão à frente do fogão na nova cozinha da Maré

Nova unidade do Prato Feito serve 280 refeições na comunidade Salsa e Merengue
O Complexo da Maré tem uma nova Cozinha Comunitária Carioca. Nesta quarta-feira (dia 26/06), foi inaugurada no número 174 da Rua Projetada D, na comunidade Salsa e Merengue, uma filial do Prato Feito Carioca. A primeira unidade do programa no complexo, a Cozinha Comunitária Carioca Nova Holanda, foi inaugurada no dia 27 de setembro do ano passado, na Rua Bittencourt Sampaio 140.

“Desde junho de 2022, quando o Prato Feito foi lançado pela Prefeitura do Rio, já servimos mais de 3,7 milhões de refeições. O programa, de caráter emergencial, vem transformando a vida de milhares de pessoas. Mas, além da comida, queremos ensinar os trabalhadores a pescar, oferecendo cursos de qualificação, e levando a eles o nosso banco de oportunidades’’, assinalou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

O secretário Everton Gomes com a equipe da cozinha da Salsa e Merengue, no Complexo da Maré

Cogerida pelo Instituto Carioca de Atividade (ICA), a Cozinha Comunitária Frente Maré serve 280 refeições gratuitas diariamente. No comando do fogão, estão Isabel Cristina, de 50 anos, Natalyne da Silva Vicente, de 38, e Livia Maximiniano Pinto, de 34. E, na administração, Naldinho Lourenço e Alessandra Leandro.

“A cozinha é uma bênção de Deus. Se não fossem estas refeições, eu e meus três filhos estaríamos só comendo pão, porque estamos sem gás em casa’’, diz a catadora de latinhas Inês dos Santos, de 52 anos, que, nesta quarta-feira, levou para casa quatro quentinhas.

Inês, beneficiária da cozinha, pegou ontem refeições para ela e os filhos

Com a inauguração de hoje, já são 25 cozinhas comunitárias em operação na cidade, atendendo a população que mais precisa. Até julho, a previsão é que sejam entregues mais sete cozinhas comunitárias. As próximas entregas serão: a Cozinha Comunitária da Apae, na Tijuca, na quinta-feira (27/06), às 12h; e as cozinhas comunitárias Maria Altina, em Santa Cruz, e Casa Matos, em Realengo, na sexta-feira (28/06). No segundo semestre, outras 23 cozinhas deverão ser abertas em diferentes comunidades e bairros, totalizando 55 unidades em todo o Rio.