Primeira turma do Rio + Cursos 50+ se forma na quadra da Estácio de Sá

• Primeira turma do Rio + Cursos 50+ se forma na quadra da Estácio de Sá
Publicado em 02/10/2023 - 19:25  |  Atualizado em 15/04/2024 - 17:12
Secretaria de Trabalho e Renda promoveu aulas gratuitas de empreendedorismo para quem já passou dos 50

“Aprendi a botar preço na minha mercadoria.  E a não ter vergonha de vender as coisas lindas que faço e a botar o meu sorriso para fora”. Com esse depoimento, a artesã Djanira de Jesus, 59 anos, resumiu nesta sexta-feira (29/09) as lições que aprendeu no Rio + Cursos 50+, na quadra da Estácio de Sá, na Cidade Nova.  Ao lado de outros alunos, a artesã, que confecciona sandálias, recebeu o certificado por sua participação no curso de empreendedorismo promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda em parceria com a agência Besouro. Ao longo de toda a semana, foram oferecidas aulas gratuitas de formação para o empreendedorismo na primeira turma do Rio + Cursos 50+, com a participação de 16 alunos.De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes, novas turmas serão abertas, e os alunos formados no primeiro curso terão acompanhamento por três meses da secretaria e da Besouro, agência de fomento social parceira, para a evolução das suas iniciativas empreendedoras. Representando o secretário Everton Gomes no encerramento do curso, o subsecretário de Trabalho e Qualificação, Luiz Carlos Serafim, entregou os certificados aos formandos. “Com o acompanhamento de 90 dias, vamos avaliar a aplicação na prática dos temas ensinados durante as aulas, como perfil da marca, formação de preço, divulgação e gestão de equipes. Essa consultoria, totalmente gratuita, ajudará na efetividade da iniciativa”, explica Serafim.

Uma das participantes dessa primeira turma, Aciara Amaral, 66 anos, que faz bolsas com materiais reciclados de guarda-chuvas usados, diz que o curso trará frutos para o seu negócio. “Quando você vem pra cá, está cru. Com o passo a passo, muita explicação e muito cuidado, aprendemos bastante”, comemora Aciara, que elogiou o módulo sobre educação financeira do curso.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda negocia, agora, a continuidade do Rio + Cursos 50 + em outros locais da cidade. A ideia é repetir a iniciativa em quadras de outras escolas de samba, recebendo mais alunos.

CLIQUE NO VIDEO

CLIQUE PARA RETORNARxEnt