Realengo ganha segunda Cozinha Comunitária Carioca

Publicado em 28/06/2024 - 17:11  |  Atualizado

Unidade em Santa Cruz também foi inaugurada nesta sexta-feira

Com um cardápio especial, foi inaugurada nesta sexta-feira a segunda cozinha comunitária de Realengo. A exemplo das outras 27 unidades, ela serviu 280 feijoadas para os beneficiários do programa Prato Feito, da Prefeitura do Rio. E o tempero das estreantes Solange de Castro, Sheila Vitório e Thamirys Ventura, que estavam desempregadas e foram contratadas para trabalhar na cozinha, agradou quem foi conhecer de perto a Cozinha Comunitária Casa Matos, no número 548 da Rua Paula Nei.

Apenas esta semana, o secretário de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes, inaugurou oito cozinhas comunitárias em diferentes bairros. Antes da de Realengo foi aberta a Cozinha Comunitária Maria Altina, no número 3.935 da Estrada dos Palmares, em Santa Cruz. Na próxima semana, serão inauguradas mais quatro. Com isso, serão 32 unidades do Prato Feito na cidade.

O secretário Everton Gomes ao lado de Marcia Gabriel, da Desam, na cozinha Maria Altina, em Santa Cruz

X“Sabemos que o flagelo da fome atinge muitas famílias, e, por isso, o Prato Feito é tão importante, já que fornece uma alimentação digna e saudável a quem não pode trabalhar ou está fora do mercado de trabalho”, afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Cogerida pela Desenvolvimento de Assistência Múltiplo (Desam), a Cozinha Comunitária Casa Matos vai ser frequentada pela família Lemos. Nesta sexta-feira, Michele da Silva Lemos, a filha Letícia e a neta Maria Helena levaram para casa cinco quentinhas.

A cozinha Maria Altina também foi inaugurada nesta sexta-feira em Santa Cruz pelo secretário Everton Gomes

“A inauguração desta cozinha é uma bênção para as pessoas que estão desempregadas. E, mais tarde, poderemos também trazer nossos filhos para fazer os cursos que serão oferecidos aqui”, disse Letícia.

Para a cozinheira Adriana da Silva, neta da líder comunitária Maria Altina e moradora do Jesuítas, a cozinha comunitária de Santa Cruz vai permitir a ela retribuir a sua avó todo o carinho que recebeu na sua infância e adolescência.

Durante a inauguração da unidade, o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, também prometeu levar para o condomínio algumas das atividades desenvolvidas na nave da ciência e da diversão da Gávea. Além dele, participaram da festa no Jesuítas Marcia Gabriel, da Desam, Leandro Ferreira, presidente da Associação dos Condomínios Minha Casa, Minha Vida no Rio, Luciana Rodrigues, da Clínica Alice de Jesus Rego, entre outros.

Solange, Sheila e Thamirys: elas estavam desempregadas e, agora, trabalham na Cozinha Casa Matos