Rio ganha mais duas Cozinhas Comunitárias Cariocas

Publicado em 25/06/2024 - 16:37  |  Atualizado em 26/06/2024 - 16:33
Inauguração das novas unidades do Prato Feito beneficia diariamente 560 pessoas
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda abriu mais duas cozinhas comunitárias na zona norte do Rio. Em Parada de Lucas, foi aberta a Cozinha Comunitária batizada em homenagem a Vó Onília, uma falecida liderança comunitária, é gerida em cogestão com o Instituto Brasil Vida. A inauguração contou com pratos típicos das festas juninas preparados por 40 beneficiárias do Projeto Delas, que capacita mulheres para padaria e confeitaria. Ao todo, 280 refeições gratuitas para o almoço foram entregues por meio do programa Prato Feito.
XXXX“A cozinha vai ajudar muitas pessoas a manter a renda”, acredita Simone Samos, de 45 anos, auxiliar de limpeza em busca de emprego. A trabalhadora mora em Vigário Geral e recebeu refeições para ela e os seis filhos. Maria Lucélia Torres, dona de casa de 43 anos, ganhou a primeira refeição da cozinha e contou que quer se matricular em um curso de culinária. “Quero fazer para poder trabalhar de casa”, justifica Maria Lucélia, que estava acompanhada pelos quatro filhos.

XXXXNosso olhar é voltado especialmente para as populações mais necessitadas. Até o fim do ano, teremos 55 Cozinhas Comunitárias Cariocas espalhadas por todo o Rio, mas levando em consideração sobretudo os indicadores socioeconômicos dos bairros. Queremos combater a insegurança alimentar, mas também promover oportunidades de capacitação e geração de empregos”, afirma Everton Gomes.

Bolo foi preparado especialmente para inauguração da Cozinha Comunitária de Brás de Pina
Em seguida, também na região da Leopoldina, na zona norte, foi inaugurada a Cozinha Comunitária de Brás de Pina, gerida em cogestão com a Casa Nails e que atende a diversas comunidades do entorno, como a Caixa D’Água.  Entre as atendidas está a dona de casa Raquel Moraes Ferreira, de 29 anos e mãe de cinco filhos, o mais novo de apenas três meses. “Só o fato de sobrar o dinheiro do gás, já faz toda a diferença. A gente só tem que elogiar, as crianças gostam muito”, relata.
Danielle Lopes Coutinho, 44 anos, foi a primeira beneficiária a receber refeição na Cozinha Comunitária de Brás de Pina Fotos: Roberto Moreyra/SMTE
XNa quarta-feira (26/06), ao meio-dia, será inaugurada a segunda cozinha no Complexo da Maré. Trata-se da Cozinha Comunitária da Frente Maré, localizada na comunidade Salsa e Merengue.