• Cerimônia de certificação de jovens aprendizes emociona a plateia no Museu Histórico Nacional
Publicado em 29/03/2023 - 19:29  |  Atualizado em 15/04/2024 - 17:37

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), certificou hoje, durante uma emocionante cerimônia no Museu Histórico Nacional, 22 jovens participantes do Projeto Rio Jovem Trabalhador, que tem como objetivo dar acesso ao mercado de trabalho a pessoas entre 14 e 24 anos que vivem em territórios de vulnerabilidade social. Elas são oriundas do Programa Territórios Sociais, que abrange 10 conjuntos de comunidades, coordenado pelo Instituto Pereira Passos, que tem a secretaria como parte do comitê gestor, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, representada no evento por Livia Valle, Coordenadora de Projetos de Inserção de Aprendizes.

Gabrielle Garofalo, Representante da ONU HABITAT e Coordenadora do Programa Territórios Sociais – Livia Valle, Coordenadora de Projetos de Inserção de Aprendizes da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro – Everton Gomes, Secretário Municipal de Trabalho e Renda.

Durante um ano e três meses, os jovens tiveram formação teórica pela ESPRO e carga horária prática como auxiliares administrativos na secretaria. Eles aprenderam sobre introdução ao mercado de trabalho, como se comportar nas empresas, leis e direitos trabalhistas, entre outros assuntos que os habilitam ao primeiro emprego. O programa ajudou Pedro Henrique Barros de Jesus, de 22 anos, e seu irmão Wando, de 20 anos, a se mudarem com sua mãe da Favela da Maré para uma área fora de risco em Bonsucesso. Hoje, cursando o 6º. período de Sistemas de Informação na UNIRIO, é educador de programação em Front End e Back End, dá aula na ONG Redes da Maré e já abriu sua MEI para começar a prestar serviços. “Quando olho para o final de 2021 nem acredito que isso tudo aconteceu com a gente. Multiplicamos por cinco a nossa renda familiar e pudemos sair da área de risco graças ao estudo, à qualificação e à persistência”, comemorou Pedro Henrique, informando que, antes, os três viviam com renda de R$ 1 mil mensais.

Daniele Almeida, Coordenadora de Empreendedorismo e Qualificação da SMTE – Everton Gomes, Secretário Municipal de Trabalho e Renda – Livia Valle, Coordenadora de Projetos de Inserção de Aprendizes da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro

Os pré-requisitos para participar do programa são ter completado ou estar cursando ensino médio. Mylena Souza, 20 anos, moradora do Complexo do Alemão, como Carlos Henrique Rocha, outro que está muito feliz com a etapa que se encerrou hoje, havia concluído o ensino médio e trabalhou na área administrativa da secretaria, o que lhe abriu interesse por dar início a uma faculdade nesta área.  “Coisas muito ruins acontecem com a gente mas não é para nos conformarmos. É para seguirmos em frente”, falou em seu discurso emocionado a jovem que levou a plateia às lágrimas. “Meu sonho é trabalhar com TI e tirar a minha mãe da nossa casa que está condenada pela Defesa Civil desde que nasci”, compartilhou Carlos Henrique.

“Acompanhamos de perto a evolução de cada um dos jovens para, agora, podermos começar a etapa de inserí-los no mercado de trabalho”, destacou Daniele Almeida, gerente de Qualificação da SMTE. “Temos cerca de 55 milhões de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, infelizmente uma grande parte de nossa sociedade está sendo perdida. Vocês são verdadeiros herois. Parabéns, em nome do Prefeito Eduardo Paes. Hoje iniciam uma nova etapa em suas vidas através do que conquistaram com a educação e o trabalho”, finalizou o secretário Everton Gomes, pedindo aplausos dos familiares e amigos presentes.

XXX

CLIQUE NO VIDEO