• ‘É necessária maior acessibilidade para as pessoas com TEA’, defendem participantes da Jornada Orgulho Autista
Publicado em 20/06/2024 - 17:08  |  Atualizado em 20/06/2024 - 18:19
Educação, moradia e inclusão foram alguns dos temas debatidos no encontro
Maior acessibilidade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse foi um dos temas debatidos nesta terça-feira (18/06), no Planetário do Rio, durante a “Jornada Orgulho Autista – Valorize as Capacidades e Respeite os Limites’. No encontro, no Dia Mundial do Orgulho Autista, também foram abordadas questões relacionadas à educação, trabalho e moradia. Só no Brasil, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, vivem ao menos 2 milhões de pessoas com autismo.
A professora Sthefanny Nascimento Lobo e Silva, da UFRRJ, deu dicas sobre como estimular o gosto pela leitura entre os pequenos com autismo, ao dissecar o processo da chamada “aquisição da leitura”. Ela defendeu que sejam aplicadas avaliações adaptadas nas escolas, amparadas nas necessidades e limites de cada pessoa. “No panorama atual, quando há problemas com os resultados, será que a culpa é do estudante com deficiência? Não, né?”, disse.

Durante todo o evento, artistas e artesãos com TEA apresentaram suas formas de expressão, do desenho à bijuteria. Entre os expositores, Ian Roberto da Conceição, de 18 anos, que desenha personagens de desenho animado e dos quadrinhos desde os 6, com destaque para o seu predileto, o Homem-Aranha. “Comecei desenhando por curiosidade, e, agora, quero cursar faculdade de desenho”, explicou Ian.

Ian Roberto, 17: sonho em cursar faculdade de Desenho

A mãe, Fabiana da Conceição, se tornou educadora social por meio da luta para a inclusão do filho. “A arte para ele é tudo. Ele me disse: quero mostrar a minha arte para trazer outros amigos e eles verem que são capazes também”, contou Fabiana.

Atualmente, Ian cursa o 9º ano do Ensino Fundamental na E.M. Araújo de Castro, em Campo Grande, e tem lições de atendimento e conduta profissional voltadas para empregabilidade e empreendedorismo no Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência daquele bairro.

xxxx“A busca por oportunidades de trabalho para pessoas que possuem algum tipo de deficiência é muito importante porque, só assim, podemos alcançar a emancipação plena das pessoas”, defendeu Renan Uccelli, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, na abertura da jornada.

xAs tradicionais sessões de cúpula, que mostram as maravilhas do universo, ganharam dois horários especiais (às 10h e às 15h), com adaptação às necessidades das crianças com TEA. Sete escolas públicas e privadas da Zona Sul estiveram presentes, além de beneficiários de cinco projetos sociais voltados para essa fatia da população. Entre as medidas inclusivas, volume reduzido no som ambiente e nos microfones da cúpula Carl Sagan e focos de luminosidade, evitando a escuridão típica das sessões. O Instituto JNG, que atua no suporte à vida adulta com autonomia para adultos PCDs, se fez presente, trazendo beneficiários apoiados na conquista da autonomia.

Sessão de cúpula inclusiva trouxe acessibilidade na cúpula Carl Sagan Fotos: Roberto Moreyra/SMTE